O QUE É O CBCT

A introdução do CBCT (Cone Beam Computer Tomography) ou Tomografia Computorizada de Feixe Cónico veio revolucionar a imagiologia da cabeça e pescoço, nomeadamente nas especialidades de cirurgia maxilofacial, estomatologia, otorrinolaringologia e medicina dentária.

O CBCT consiste numa técnica imagiológica de obtenção de imagens 3D que usa uma combinação de radiação X e tecnologia computadorizada para obter imagens tridimensionais detalhadas do complexo maxilofacial.

O principal motivo de se poder dizer que esta técnica é um revolução, está relacionada com o facto de ser emitido um único feixe de radiação X em forma de cone que permite abranger um maior volume com menor exposição do paciente à radiação ionizante quando comparada com a tomografia computorizada convencional (TC). O segundo motivo está relacionado com a velocidade de execução do exame, que em média é inferior a 5 minutos.

O equipamento de CBCT fornece voxels isotrópicos iguais nas três proporções, de resolução de sub-milímetros variantes entre os 0,4 mm e 0,09 mm. Desta forma, o exame consegue ser preciso e rigoroso para medições tão específicas como as utilizadas na medicina dentária ou na cirurgia maxilofacial.

Como é realizado?

Depois, o paciente é colocado perante o equipamento segundo as indicações do técnico e, para leitura da área a capturar, o equipamento gira 360 graus em torno da cabeça do paciente durante breves minutos devendo este permanecer imóvel durante a captação da imagem.

As imagens capturadas são instantaneamente transmitidas para o computador, que as reconstrói para um volume anatómico para visualização na proporção 1:1 nos planos tridimensionais (axial, coronal e sagital). Desta forma, é possível obter a imagem tridimensional da cabeça do paciente com bastante precisão e alta qualidade de visualização de todos os ossos da região maxilofacial.

O ficheiro resultante é apresentado em formato Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM), o que possibilita o envio eletrónico para o paciente ou diretamente para o médico responsável.

Quais são as vantagens do CBCT?

  • Baixa emissão de radiação ionizante (reduções significativas de dose entre 98,5% e 76,2% em comparação com a dose de radiação emitida através da imagiologia convencional)
  • Redução da radiação dispersa minimizando a distorção do exame
  • Obtenção de imagens precisas e detalhadas das estruturas anatómicas
  • Rapidez na execução do exame
  • Comodidade e segurança para o paciente

Quais são as vantagens do CBCT?

Equipa

Drª Rute Marques

Médica Dentista

Ildegário Semente

Assistente